sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Kadafi, Líbia, Otan e Brasil


     Não quero falar aqui da execução sumária do ex-líder líbio Muammar Kadafi, que apesar de malvado, foi executado quando já havia se rendido e estava desarmado, pois isso é lá com os líbios. Se eles querem começar um novo sistema de governo com as mãos sujas de sangue e assim mostram que não são melhores que seu antecessor, isso é problema deles.

      Não quero também discutir porque a força aérea da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se mobilizou com tanto afinco afim de destruir a resistência de Kadafi, porém não faz o mesmo em prol dos massacres nos países miseráveis da África. Se a Otan deseja apenas o petróleo da Líbia e pouco se importa com a população, isso é problema deles.

      Quero falar das abstenções do Brasil no Conselho de Segurança da Onu (Organização das Nações Unidas), em tudo que se referiu à operação na Líbia, desde o bloqueio aéreo à intervenção militar. Ora, se é para se manter em cima do mudo, então por que o Itamary insiste tanto para que façamos parte, como membro permanente, do tal Conselho de Segurança? Será que por aqui já não tem problema demais?

by Adriano César Curado

8 comentários:

  1. Por aqui tem problemas de sobra, sim, começando pelo combate efetivo à corrupção e não esse faz-de-conta que está por aí. Se o governo brasileiro parasse com essa mania de imitar o norte-americano e prestasse mais atenção no que está à sua volta, certamente que nossa realidade melhoria bastante. Linda a sua postagem e bom final de semana. Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Foi nojento ver na televisão os rebeldes arrastando o corpo do ex-ditador para lá e para cá, todo banhado em sangue. Que ele era um monstro não há dúvidas, mas para julgar isso existe o Tribunal Internacional de Haia. Execuções sumárias não são admissíveis em lugar algum do mundo e sob nenhuma justificativa.

    ResponderExcluir
  3. Tem razão. Mesmo os ditadores merecem tratamento humano.

    ResponderExcluir
  4. Você fez uma pargunta interessante. O que será que o Brasil está fazendo nesse Conselho de Segurança, se corre de tudo quanto é resfrega?!

    ResponderExcluir
  5. Para que o Brasil se meter com essas gente?! Larga isso para lá e vamos cuidaor do que é nosso e já em o bastante.

    ResponderExcluir
  6. Achei muito triste aquelas imagens. Ninguém por mais ruim que seja merece aquela violência. O julgamento dele , a sentença seria a morte, mas pelo menos estaria sendo julgado. O Brasil deveria é resolver os problemas dele, e deixar cada um país resolver o teu.Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Julgado sumariamente, sem direito de defesa e depois executado. É a lei do olho por olho... até que todos fiquem cegos.

    ResponderExcluir
  8. Parece que antes de matar os rebeldes traçaram o fiofó do Kadaf! Credo!

    ResponderExcluir