terça-feira, 11 de outubro de 2011

Censura no ar

     Após o polêmico pedido de suspensão da propaganda em que Gisele Bündchen ensina a contar uma má notícia ao marido vestindo apenas roupa íntima, a Secretaria de Políticas para as Mulheres decidiu interferir na novela Fina Estampa e no humorístico Zorra Total, ambos da TV Globo, por considerar haver “violência simbólica” contra a mulher nas peças de ficção.

     A ministra da pasta, Iriny Lopes, enviou ofício à emissora sugerindo que a personagem Celeste, interpretada por Dira Paes, procure a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) quando sofrer agressão do marido. A ministra pede ainda que o personagem agressor seja responsabilizado. Segundo a secretaria, a personagem é sistematicamente agredida, mas não tem coragem de denunciar o marido. No site da pasta, a ministra avalia: “A ficção tem força para alertar a sociedade contra esse mal que aflige milhares de mulheres, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro”.



     A secretaria endossou o pedido do Sindicato dos Metroviários de São Paulo para que o quadro Metrô Zorra Brasil seja retirado do ar pela TV Globo. O quadro se passa em um vagão lotado, em que uma das usuárias é assediada e, ao queixar-se para a colega, é aconselhada a aproveitar a situação. Segundo a entidade, o programa “incita a violência sexual”. “O quadro, longe de transparecer qualquer ingenuidade, banaliza, de forma sarcástica, a situação de violência a que estão expostas milhares de usuárias do Metrô todos os dias”, defende a nota do sindicato.

     Iriny divulgou nota de apoio à entidade. “Parabenizamos a iniciativa e endossamos a necessidade de ações como essa, que visam desconstruir discursos de uma cultura que, até camuflada no humor, perpetua a violência simbólica contra as mulheres”, diz o documento divulgado ontem.



Um comentário: