terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pobres que socorrem ricos


     O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que o Brasil tenha oferecido US$ 10 bilhões para o Fundo Monetário Internacional (FMI) ajudar os países da zona do euro em crise. “Não. Não está correto. O Brasil estava disposto a fortalecer o FMI, juntamente com outros países, inclusive com o Brics, mas depende da forma como os europeus têm se posicionado diante da crise”, disse. O grupo conhecido como Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – países emergentes que se destacam pela forma como têm conseguido enfrentar a crise internacional.

      Segundo Mantega, os europeus precisam cumprir “certas tarefas” como organizar o Fundo Europeu (Feef - Fundo Europeu de Estabilidade Financeira) e utilizar mais os recursos do Banco Europeu. Outro impasse, disse o ministro, se refere ao problema da Grécia que ainda não está totalmente solucionado. “Tudo isso não foi concretizado e em função disso não foi feita nenhuma proposta concreta”, destacou.

      O ministro não descartou que algum tipo de contribuição do Brasil possa ser discutida no futuro. Os recursos, entretanto, teriam que ser destinados a qualquer integrante do FMI que encontre dificuldade por causa da crise e não apenas para os países da Europa.

      “Hoje, nós estamos vendo que há saída de capitais dos países emergentes por causa dessa situação e os emergentes poderão precisar de recursos inclusive do FMI. Mas nenhuma cifra foi definida de nenhuma parte, ninguém definiu cifras. Nem chineses, nem americanos e tampouco o Brasil.”


9 comentários:

  1. Se fosse o contrário, eles estariam se lixando para o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto desses países ricos e nem dos nossos governantes hipócritas.

    ResponderExcluir
  3. É ridículo o Brasil se propor a ajudar o FMI, nosso grande bicho-papão do passado. Gostei da postagem. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que o ministro barrou essa ajuda. Se não temos nem para nós, como ajudaremos os outros?

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com essa ajuda, não. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Quando tiver filhos, vou criá-los já sabendo que serão desmamados antes dos 18.

    ResponderExcluir