segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Multa por gesto obsceno



     O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação da American Airlines por gesto obsceno de um piloto americano. Em 2004, ele mostrou o dedo médio a agentes da Polícia Federal no desembarque do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Mas o TJ diminuiu o valor da indenização por danos morais que a empresa terá de pagar a cada agente. Em 2006, os policiais decidiram processar a empresa por danos morais e a companhia havia sido sentenciada a pagar 500 salários mínimos por danos morais para cada um deles. Agora, o valor foi revisto para 100 salários mínimos.

      O gesto do piloto foi feito enquanto tirava foto de identificação no desembarque do aeroporto, em 2004, na frente de sua tripulação. Os agentes só perceberam quando viram a foto e então lhe deram voz de prisão. Para ser solto, o piloto teve de pagar R$ 36 mil. Na época, o Brasil exigia identificação dos americanos que entravam no País alegando reciprocidade – esse era o tratamento dado a brasileiros que entravam nos Estados Unidos após endurecimento das medidas antiterror.

Fone: O Estado de S. Paulo

6 comentários:

  1. Olá Adriano, que bom saber que tens um blog voltado para o direito, vou prestar vestibular agora no final do ano, vamos ver se consigo passar, assim sendo venho aqui fazer bastantes pesquisas.

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro desse caso. O piloto tirou uma foto mostrando o dedo médio para os policiais, como quem diz que está se lixando pra lei brasileira. Penas que é a companhia aérea que pagará a indenização.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Não se preocupem que a companhia aérea vai fazer esse engraçadinho repor tudo que gastarem.

    ResponderExcluir
  4. Esses americanos acham que mandam no mundo!

    Pena que a medida de identificação dos estrangeiros tenha durando tão pouco.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! só não tem estas leis para professores que sofrem constantemente estes atos de alunos além de agressões físicas e verbais.

    ResponderExcluir