sexta-feira, 3 de junho de 2016

Esponja injetável pode salvar pessoas que levaram um tiro

 Uma invenção simples parece ser capaz de salvar vidas de pessoas que foram baleadas. Uma empresa está apostando em  esponjas injetáveis ​​para estancar feridas abertas e pode parar a hemorragia interna no campo por até quatro horas como as causadas por um tiro.

A XStat é uma ferramenta  simples que pode ser usada para tratar feridas (especificamente arma de fogo) em situações de emergência.Como funciona: dezenas de esponjas comprimidas são injetados para dentro da ferida com um dispositivo baseado num êmbolo que é essencialmente metade seringa metade aplicador de tampão. As esponjas se expande rapidamente, devido à absorção de sangue, e efetivamente estanca a ferida aberta e  a aplicação de pressão reduz ou mesmo para o sangramento.

E funciona, na vida real.

Um caso, que foi relatado para o Journal of Emergency Medical Services, diz que o dispositivo parou o sangramento da artéria femoral, quando essencialmente nenhum outro tratamento parecia funcionar.
XStat teve uma ascensão rápida para o sucesso. Foi anunciado em fevereiro de 2014, e apenas dada a aprovação da FDA em dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário